sexta-feira, 25 de julho de 2008

Pescar no Amazonas, ainda um devaneio, mas no Paranazão...

Sei que, devaneios(Pescar no Amazonas), um dia podem se realizar, mas enquanto isso não acontece...
Era um feriado prolongado do mês de Julho de 2007, saímos de ônibus de São Paulo, rumo a Cidade de Paulicéia, estava com a gente o pescador mais famoso do Brasil, "Nelson Nakamura" junto com a família, já nos conhecíamos, pois fiz um curso de arremesso com carretilha sob seu comando, sempre muito simpático, trocamos algumas palavras e seguimos viagem. Foram 8 horas de muita descontração e boa conversa entre todos os pescadores. Chegamos ao destino as 06,00 horas da manhã, descarregamos as bagagens e as tralhas de pesca na Pousada, cada um foi se ajeitando em seus devidos quartos, e fomos direto tomar o café, por sinal bem reforçado, porque o dia seria intenso. Após isso, foi me apresentado o pescador que ia fazer a dupla no barco comigo e o Piloteiro, que nos conduziria aos pontos de pesca no famoso Rio Paraná, o Paranazão, como eles falam por lá.
Após uma breve conversa com o Piloteiro, nos falou de um lugar chamado "LABIRINTO", e foi pra lá que fomos, realmente o nome tinha tudo a ver, precisa ter muita experiência e conhecimento para se navegar ali. Logo avistei cardumes de Tucunarés, pra mim aquilo era novidade, até então nunca tinha fisgado um, estavam pipocando em todos os cantos, a maioria eram azuis, tinha amarelo também, mas o que predominava eram os azuis. Com aquela água limpa do lugar, dava pra ver o peixe vir atrás da isca, isso me permitia momentos irresistíveis de boas fisgadas, a isca que mais deu certo pra mim, foi a Twitch Bait(isca que trabalha a meia água sem barbela)resumindo, não faltaram ações nos dois dias inteiros de pesca que tive no Rio Paraná, pude capturar também, além do TUCUNA AMARELO(da Foto), traíras e Piranhas. Porém notei que existe por lá, muita pressão de pesca, isso me revelou a falta de consciência ecológica, pois estão acabando com estes pontos de pesca, logo a fartura, rapidamente vai se transformar em escassez, precisava haver mais fiscalização e incentivo para o pesque e solte.
Mas tirando este lado negativo, eu me deslumbrei com a beleza do lugar, a força revigorante do contato com a natureza, e o Por do Sol? parece coisa de cinema, só estando lá mesmo...essa foi a certeza de ter realizado uma vontade imensa de, pescar o tão cobiçado TUCUNARÉ, não eram de grande porte, mas nos davam muita adrenalina e boas brigas, gostei muito!!


Siga sempre o lema do Blog, se for pescar, lembre-se

"A Fotografia, é a melhor maneira de levar o peixe pra casa"

Pesque e solte...pratique esta idéia

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Brinquedinhos coloridos, que imitam a natureza

Eu digo que isso, reflete plenamente meu estado de espírito quando estou pescando. Imaginem, o que é dar vida ao inanimado, trabalhá-las com criatividade, exercer naquele momento, a arte da ilusão, proporcionar ao peixe a imitação do alimento natural, estou falando das maravilhosas Iscas Artificiais. A semelhança com a natureza é grande, a variedade de modelos, tamanho, cor, peso, profundidade e também pela espécie de peixe a se capturar. Eu pesco com estes "Brinquedinhos coloridos" a um bom tempo, já cheguei a fazer em uma pescaria, mais de 400 arremessos, tendo sucesso em 12 capturas e muitas ações, hora o peixe escapava, ou refugava o ataque. Daí a pergunta que não quer calar: Quais os motivos que levam o peixe a atacar uma isca de plástico? Além do trabalho bem feito que o pescador precisa exercer, não posso deixar de comentar, a perfeição com que elas são fabricadas, o design, a idêntica aparência com a cadeia alimentar que o peixe está acostumado a comer, e olha que o cardápio das Artificiais é generoso. Mas para responder a esta pergunta mais logicamente, eu diria que as razões se dividem assim: Primeiramente a FOME, essa na minha opinião, talvez seja a principal causa das maiores capturas. Em seguida vem o TERRITÓRIO, neste caso o peixe ataca, porque quer defender sua prole. Outra atitude de ataque, é a IRA, as iscas artificiais geralmente tem no seu interior, esferas de aço(Ratlin)que fazem muito barulho em baixo d'agua, irritando o peixe, neste caso, a perseguição e o ataque é inevitável. A maioria dos peixes, costumam nadar em cardumes, sendo assim, eu diria que a CONCORRENCIA na disputa pela presa(a isca) que está passando ali naquele momento, é de quem for mais rápido e abocanhar, depois é ir pra galera e dizer CHORABAMBUUUUUUU!!!
A eficiência na pesca com Iscas Artificiais, pode ser estabelecida pela escolha em relação ao peixe alvo, sempre lembrando que a pesca não é uma ciência exata, portanto os hábitos dos peixes podem sofrer alterações, use a imaginação e procure neste tipo de adversidade, pensar como ele, assim você com certeza, muda pra melhor o seu dia de pesca.
Lema do Blog

"A Fotografia, é a melhor maneira de levar o peixe pra casa"

Pesque e Solte...pratique esta idéia

quinta-feira, 17 de julho de 2008

O Melhor Dia Para se Pescar, é quando eu Posso!

Durante a preparação da tralha de pesca, no dia que antecede ao da pescaria, pode se dizer que é um ritual, enquanto organizo o que vou levar, eu já começo imaginar e me sentir, de forma virtual, na beira do lago. Isso pra mim é uma seção terapêutica, posso me dar ao luxo de me envolver com o peixe, antes de estar lá, faça chuva ou faça sol, compreendem. Bem, mas o assunto de hoje, é quando ir pescar, o que fazer para saber se o dia está bom ou não para pescaria, será que tem como saber?
Há muito estudo sobre tábua das marés, consulta do tempo pela Internet, pelo satélite, temperaturas da superfície do mar, qual a melhor Lua, ventos, pressão atmosférica, enfim, muitos fatores indicam quando e como sua pescaria terá êxito, será que tudo isso funciona? Olha, nem sempre! Por diversas vezes que fiz questão de pesquisar a previsão do tempo e a mesma indicava que o dia ia ser promissor, nada deu certo. Nem porisso deixo de consultar a previsão do tempo, mas cheguei a conclusão que, o "O Melhor Dia para se Pescar, é quando eu Posso" quanto mais a gente se envolve, tanto naquela espécie de peixe preferida, como na pescaria em geral, mais experiência se adquire, aí não tem previsão de tempo que vai atrapalhar, lembrando que o protetor solar, óculos polarizado e a capa de chuva, são acessórios indispensáveis.

"A Fotografia, é a melhor maneira de levar o peixe pra casa"

Pesque e solte...pratique esta idéia


quinta-feira, 10 de julho de 2008

Emoção milenar na ponta do Anzol

A Carpa é criada pelo homem há centenas de anos, mais ou menos a três mil anos pelos chineses e japoneses.
É uma das primeiras espécies desenvolvidas em cativeiro, são peixes fortes e com grande poder de sobrevivência, suportam vários tipos de temperatura, chega a viver mais de 70 anos.
Não tem problemas com a alimentação, pois são peixes onivoros, ou seja, come de tudo, sua captura é relativamente fácil, gostam de nadar na superfície, é só observar em que ponto do lago elas mais ficam, sevar bem o local com a ração flutuante que logo despertara a atenção das mesmas. A Carpa é um peixe muito popular em Pesque-Pague, a chance de boas emoções perto de casa, tem pescador que passa o dia todo atraz destes peixes, pois sabem que, quando fisgam esta espécie, dificilmente seu peso é abaixo de 6 Quilos. Eu presenciei, num pesqueiro em São Roque, a captura de uma Carpa Espelho de 19 Quilos, demorou uns 20 minutos para ser retirada da agua.
Chega a atingir peso acima de 25 Quilos, isto mostra que ela é muito popular e procurada pelos pescadores.
A Carpa que está na foto acima, é uma Carpa Capim, usei como isca para captura-la, cortiça, imitando a ração flutuante (Guabi), ao fisga-la a briga é demorada, até o peixe se entregar, foram varias tomadas de linha, com paciência esperei ela pranchar, depois com um puça grande para facilitar a retirada da agua e pesa-la ali mesmo, evitando pendura-la pela boca com o alicate de contenção, pois sua boca é muito frágil e pode romper com seu próprio peso.


"A Fotografia, é a melhor maneira de levar o peixe pra casa"


Pesque e solte...pratique esta idéia

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Comer Peixe, faz bem para o feto

Lendo a matéria publicada na Revista Pesca & Cia. achei interessante este artigo e resolvi publicar no nosso Blog. Além das excentricidades gastronômicas que algumas mulheres têm durante a gravidez, também é preciso que a mãe e o feto sejam bem nutridos. Para isso, as mamães têm um ítem fundamental a crescentar à dieta: comer bastante peixe.
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Bristol, na Grâ-Bretanha, envolvendo cerca de 12 mil mulheres, descobriu que grávidas que consomem ácidos gordurosos do tipo ômega-3, existentes nos peixes, têm menor probabilidade de dar a luz um recém-nascido pequeno, que ainda pode, ao longo da vida, apresentar pressão alta, problemas cardíacos e outras doenças da meia-idade.
De acordo com os estudiosos, o cardápio de mulheres grávidas deve incluir pelo menos duas poções de peixes nas refeições semanais, a partir dos últimos meses de gestação.


"Noticias relacionadas com a atividade deste "Blog", sempre que forem interessantes e de algum modo uteis, eu publicarei com o maior prazer"

quarta-feira, 2 de julho de 2008

A incansavel e esportiva Matrinxã

Era num sábado de manhã, dei uma olhada em toda extensão do lago, não tinha vento, só uma brisa que fazia parte do horário, só se ouvia o silencio da natureza, pensei, vou começar com iscas artificiais, e foi isso que fiz. Nos arremessos iniciais, utilizei Spiners, depois usei iscas de meia agua, foram varias tentativas, mas nenhuma ação. Então resolvi mudar de tatica, se eu fosse o peixe, o que eu gostaria de comer? Isca natural é claro!!!Comecei então pela salsicha, a isca mal tocou na agua, e o silencio foi quebrado pelo ataque arrasador de uma Matrinxã, a velocidade do deslocamento foi incrível, no primeiro salto o coração veio na garganta, agora só dependia de mim, todo cuidado era pouco, a ansiedade aumentava, sabendo que ela é, forte, incansável e muito arisca, pois conhecem como ninguém as estruturas submersas e utilizam-na para escaparem. Depois de muita briga, a Matrinxã começou a se render, já na rasura do lago, enfim a bela prateada, esta em minhas mãos, mais um desafio vencido, daí levantei o peixe como um troféu, fotografamos e em seguida voltou para o lago. Posso dizer com muita propriedade, não há verdades absolutas quando se trata de como capturar essa ou aquela espécie de peixe, a pesca não é uma ciência exata, o que se precisa ter é, dedicação, observação e principalmente paciência e determinação, tudo isso junto, me ajuda a desenvolver novas e eficazes maneiras de pescar.

Lembre-se do lema do nosso Blog


"A Fotografia, é a melhor maneira de se levar o peixe pra casa"


Pesque e Solte...pratique esta ideia