quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Boas Pescarias em Piracaia

Morando em lugares diferentes, mas dentro da Grande São Paulo, quatro pescadores deixam claro que pescar não é só um hobby, e sim uma espécie de fanatismo. Algo que impulsiona a pular da cama faça frio ou faça calor, arrumar as tralhas no carro e pegar a estrada para mais um dia de BLACK BASS. Esses quatro são: Serginho, Renato, Tony e eu Leonel. Após cerca de uma hora e quinze minutos trafegando pelas boas estradas Fernão dias e D.Pedro, chegamos a cidade de Piracaia, aliás Piracaia no vocábulo indígena significa "Reunião de Peixes". A primeira parada é numa padaria no centro da cidade, onde a gente toma aquele café reforçado, pois só vamos comer de novo lá para 12,00 hs. Após sairmos da padaria seguimos direto para a margem da Represa, onde pegamos nosso barco, na qual foi alugado uma semana antes pelo Serginho, de um antigo comerciante da cidade chamado Sr. Leitão. Traias todas no barco, motor de popa e motor elétrico instalado, seguimos para o primeiro ponto de pesca sugerido pelo nosso companheiro e grande pescador de Bass Serginho, alias além de pescar e nos dar grandes dicas sobre a pesca deste peixe tão manhoso, pilota e manobra o barco como um profissional. Com o barco posicionado no ponto de pesca, começamos a arremessar nossas minhocas softs, cada pescador tem sua modalidade de rig preferida, um pesca com Carolina Rig, outro pesca com Texas Rig, e assim por diante. Trabalha a isca aqui, trabalha a isca ali, foi quando Serginho fisgou o primeiro Bass do dia, um belo exemplar, onde foi muito comemorado por todos nós. O parceiro Renato também fisgou seu peixe, logo em seguida eu(Leonel) também tive o privilégio de ser contemplado com um exemplar, a partir desse momento o entusiasmo aumentou, pois sentimos que nossa pescaria seria bem produtiva. Após a seção de fotos e soltura dos peixes, decidimos mudar de ponto. Foi quando Tony com habilidade e paciência fisgou mais um bonito Bass, e foi assim toda parte da manhã. Paramos o barco no fundo de um grotão, que é o lugar destinado a fazer refeição. Numa mesa bem rústica e uma churrasqueira feita de pedras, começamos a preparar nosso almoço. Renato acendeu a churrasqueira e logo o braseiro se formou, a linguiça era o prato do dia. O pãozinho que trouxemos da padaria tinha murchado, mas o Serginho conhecia uma técnica que o deixou como se tivesse saído do forno naquele instante. Juntando o gostoso vinagrete, fizemos 2 belos lanches cada um e dividimos um ambiente dos mais saudáveis, no qual todos demosntravam muita camaradagem e companheirismo, sem qualquer tipo de estrelismo. Acabamos de lanchar e fomos novamente pra água, agora mais revigorados e com a esperança de repetir o sucesso da pesca da manhã. A tarde o resultado de nossa pescaria foi o mesmo, taí um fato que me fez supor que, tanto o lugar, quanto a presença de uma pessoa que conheça bons pontos de pesca, que é o caso do nosso companheiro Serginho, foram fatores preponderantes para o sucesso e o resultado favorável de nossa pescaria. Momentos como esse que passamos hoje, é que fazem com que nosso esporte tenha o poder de unir e oferecer dias especiais a seus praticantes. A pesca do Black Bass pode ser realizada em diversos estilos, sendo que cada um deles exige um tipo de chicote especifico. A melhor forma de aprender a montar esses chicotes, bem como, de assimilar os macetes e manhas desse tipo de pescaria, é saindo pra pescar uma ou duas vezes com pessoas que já conheçam a espécie. Uma coisa que quero deixar claro, é que a pesca do Black Bass, apesar de exigir atenção e sensibilidade do pescador, não é uma missão tão impossível, tem pescador com antipatia da espécie sem ao menos ter tentado capturá-la.

Pesque e solte...Pratique esta idéia

terça-feira, 17 de março de 2009

Lago de Serra da Mesa, um cenário inesquecível

Falo como pescador, eu tenho o dom de imaginar o desconhecido. Muito antes da pescaria acontecer, eu sonho com paisagens, matas coloridas e águas cheia de vida. Claro que os peixes estão sempre presentes. Se o paraíso for descrito e recomendado por alguém que já esteve lá, então minha mente viaja ainda mais. E foi isso que aconteceu, vários dias de ansiedade e quando cheguei ao destino, vi águas cristalinas, mata preservada, paisagens deslumbrantes, Tucunarés Azuis como uma noite estrelada. O Lago de Serra da Mesa, está alí, no Estado de Goias, fiquei bem próximo ao municipio de Niquelandia, rodeado de muita natureza, só a espera de uma boa pescaria e de belíssimas fotos. Apesar da brutal interferência humana na região, não é um lugar onde se "arrebenta" de pegar peixes, mas ao contemplar a fantástica natureza a minha volta, me davam todos os ingredientes para uma pescaria inesquecível. Fiquei na "Pousada Germano" muito recomendada por amigos pescadores que já estiveram lá. Bem estruturada, com fácil acesso ao lago, conta com ótimos guias de Pesca, levando a gente a pontos de pesca com bons resultados, a opinião deste profissional, a gente tem que respeitar, ele é a melhor pessoa a bordo para indicar os melhores locais.
Olhos e ouvidos atentos, pois em águas transparentes como a do Lago de Serra da Mesa, os Tucunarés ficam muito espertos. A aproximação do ponto de pesca, não pode ter movimentos bruscos, precisa ser bem cuidadosa. Como os Tucunas estavam manhosos, demorou um pouco as ações, mas como a sorte ajuda a quem cedo madruga, até que a primeira explosão na superfície aconteceu, um belo exemplar de Tucunaré Azul veio me fazer feliz, com um pulo cinematográfico, ele mostra seu tamanho, a surpresa acontece na primeira corrida do peixe, a linha é arrancada da carretilha, ignorando o pesado ajuste do freio. Muita adrenalina corre até o valente se dar por vencido, meus batimentos cardíacos e o tremor nas mãos, não deixam disfarçar minha emoção. Nestes 5(cinco) dias de pesca, deu para notar que, os peixes não estavam ativos. Ia ser preciso muitos arremessos para convence-los a trazer a isca de volta. Em média foram 600 arremessos por dia, usei varios tipos de isca de superfície e meia água. Senti por varias vezes que o peixe colocava quase a isca na boca e refugava. Se ele tinha as artimanhas, do outro lado eu tinha a isca certa, e com um trabalho bem chamativo, estava eu com mais um azulão na mão. As capturas se seguiram e propiciaram muita diversão, eu não estava preocupado com encontro de Tucunas grandões, e sim de bons dias de pesca com bastante ações, foi excelente, agradeço pelo previlégio em conviver por cinco dias em natureza tão bonita. É preciso ter consciência da necessidade de conservar essa riqueza já escassa no mundo atual.
Lembrando que a devolução do peixe, é o dever e a satisfação de todo Pescador.

Pesque e solte...Pratique esta idéia

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Eu tenho um gosto simples, porisso fico satisfeito com o melhor...

Todo pescador sonha com uma espécie de peixe que não poderá deixar de pescar pelo menos uma vez na vida. O Dourado é sem duvida um peixe que está no pensamento de inúmeros pescadores. Eu sou um pescador privilegiado, pois já pesquei muitos Dourados, todos até então com isca natural. Mas a captura que vou relatar agora, pra mim é muito especial, além de ser um belo exemplar de Dourado, foi o primeiro que fisguei ao trabalho de uma isca artificial. Usei um Spinner Nr. 3, pra quem não sabe, esta isca tem uma chapinha(chamada de colher) que gira num eixo ao ser impulsionada, atraindo o predador. A colher tinha duas cores, amarelo e prata, com desenho imitando um peixinho. Comecei com arremessos médios, trabalhando a isca lentamente, isso fazia com que ela se posicionasse mais ao fundo, não dando resultado, comecei com arremessos mais longos e com recolhimento mais rápido, trabalhando a isca a meia agua, numa destas investidas, senti o peixe bater, o ataque foi fulminante, permaneci calmo, pois sabia que a garatéia do Spinner era pequena e poderia não aguentar, tamanha a ferocidade aliada à estrutura de sua boca dotada de uma poderosa mandíbula, o faz uma das espécies com mais facilidade de escapar. Quando consegui trazer o majestoso a superfície, a adrenalina subiu junto, pois como predador compulsivo, valente e saltador, percebi que era um exemplar considerável, pois além de habilidade e experiência, o pescador nesta hora, precisa contar com um equipamento que suporte a agressividade e força desta espécie. Daí pra frente a Carretilha Crhonarch MG 51 da Shimano, munida com linha de Multifilamento Power Pro Moss Green 20 lb, mostrou bom desempenho, pois a fricção trabalhou bastante, era um tal de enrolar 2 metros de linha e o peixe tomar o dobro e isso acontecendo por varias vezes. Agora abusar da ação da vara, como eu abusei, só confiando numa Tucunaré 1551C de 8-17Lb ação Média, Millenium Carbon da Pesca Brasil, combinando bem com a Carretilha, formando um conjunto confortável e seguro, pois sabia também que, como lider, a linha era de 50Lb de Fluorcarbon. Com esse equipamento consegui garantir em mais ou menos 14 minutos, que o incrivelmente esportivo Rei do Rio, com seus 6 Quilos e oitocentos gramas, me desse o prazer depois de tanta emoção, tirar umas fotos com ele, no qual, ele teve participação de protagonista no sucesso de minha pescaria. Lembrando que a devolução do peixe, é o dever e a satisfação de todo Pescador.

"Pesque e Solte...Pratique esta ideia"

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O Grande Troféu, jamais vou esquece-lo

A expectativa é por mais uma boa pescaria, alias, nunca medi minhas pescarias pela captura de grandes peixes, sempre priorizei entorno do resultado da mesma. Mas naquele Domingo, eu estava predestinado a mudar esta história. Preparei o equipamento, vara de 12-24 Lb, Carretilha Shimano Cruxis 201, munida de linha multifilamento de 24 Lb, chicote de fluorcarbono de 50 Lb e anzol 2/0 haste longa. Meu objetivo era o Dourado, mas ultimamente quem vem fazer a festa na ponta do anzol são as Matrinxãs. No entanto, naquele dia, alguma coisa diferente estava acontecendo na minha isca de salsicha na superfície, geralmente, quando se trata de Dourado ou Matrinxã, o ataque é imediato, a violência e a agressividade na pegada, são marcas registradas destas espécies, mas senti uma certa suavidade quando a isca começou a ser carregada, em seguida dei uma fisgada com energia, certificando assim que realmente o peixe não ia escapar. Percebi uma força descomunal na ponta da linha , logo vi que não se tratava de Dourado e nem de Matrinxã, pois os saltos fora d'agua não surgiram, minha duvida estava entre uma grande Carpa ou quem sabe um Pintado daqueles...até então um sonho pra mim. Meu coração começou a disparar, e a briga até alí, já parecia ser de um gigante, pois a fricção da Carretilha trabalhou muito, a cada metro de linha que eu recolhia, ele tomava o triplo de volta. Este duelo já durava aproximadamente 10 minutos, foi quando pela primeira vez ele apareceu na superfície, minha emoção naquele momento foi tanta, que eu não sabia se gritava, chorava, só sei que chamei minha esposa, meus filhos, meu genro, minha nora e quem tivesse por perto, precisava dividir aquela adrenalina com todos, qual o pescador não sonha em travar uma batalha com um grande peixe, estava ali meu grande momento, e o desafio estava lançado, se este troféu escapar vai restar a história, se ele for vencido, a foto será a prova da conquista, e foi isso que aconteceu, foram mais de vinte minutos de um grande duelo, até que este maravilhoso peixe se entregou e eu pude retira-lo da agua nos meus braços, pela minha experiência, este exemplar pesou entre 20 a 25 Quilos, realmente fiquei impressionado com o tamanho, tinha mais ou menos uns 120 cm. de comprimento. A foto vai ilustrar minha galeria de Troféus, sendo que este é o maior de todos que já capturei e soltei. Lembrando que qualquer que for a situação, o importante é o pescador ter a conciencia, de praticar o pesque e solte, independentemente do tamanho do peixe.
Peço também a todos os pecadores, o cuidado ao manusear os peixes, pois aconteceu comigo um acidente que poderia ter sido evitado. Após retirar o anzol da boca do peixe, minha emoção ainda florava pela captura deste grande exemplar, me distraí, foi quando o peixe abriu a barbatana lateral e acabou penetrando no meu joelho esquerdo, causou um ferimento muito dolorido, inclusive fui conduzido rapidamente ao pronto socorro, pois o corte foi profundo, no qual levei até ponto cirúrgico, mas mesmo assim, antes de ir ao Pronto Socorro, eu mesmo coloquei o peixe de volta ao lago e agradeci a Deus por não ter prejudicado a integridade do peixe e nem acontecido nada de mais grave comigo, pois esta cicatriz, vou leva-la comigo, sabendo que foi um momento inesquecível e maravilhoso.
Pesque e Solte...Pratique esta ideia

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Dia em que a "Pescaria" venceu o videogame

Será que a frase: "Tudo na vida tem um preço" é realmente verdadeira? Olha, tenho outra opinião sobre isso, alias eu discordo plenamente desta frase, pois tirar nem que for por algumas horas, uma criança do videogame e leva-la pra pescar, não tem preço, ou melhor, não a dinheiro que pague esta satisfação.
Estou falando do meu sobrinho Rafael de 6(seis) anos, o garoto, ficou empolgado e levou um susto, quando a bóia de sinalização do seu equipamento afundou, e para alegria geral fisgou sua primeira Tilápia, mais emocionado do que nunca, pedi para minha esposa fotografar este momento, em seguida ensinei a ele como devolver o peixe ao lago.
Senti-me realizado e com a esperança que meu sobrinho se apaixone pela pesca esportiva. Insistimos com mais arremessos e outras Tilápias foram fisgadas pelo futuro pescador, apesar do tempo instável e as vezes com pancadas de chuva, a pescaria em familia venceu a disputa contra o videogame, e o interesse do Rafael me impressionou, inclusive já me perguntou quando vamos pescar de novo, foi a minha grande vitória, e "isso não tem preço".
Pesque e Solte...Pratique esta idéia

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A isca natural certa, para Peixes de agua doce

Gosto sempre de comentar e trocar idéias com os amigos pescadores, sobre que isca natural usar para cada espécie de peixe de agua doce. Cheguei a conclusão que, as opiniões sobre isso, não diferem muito. Então abaixo, segue algumas dicas das melhores iscas naturais para alguns tipo de peixes, lembrando ao amigo que isso não é uma regra exata, mas que na maioria das vezes se tem muito exito nas pescarias.

DOURADO
Considerar este peixe o Rei do Rio é pouco, ele é o Rei do Rio, do Lago, da Represa, do Corrego e de qualquer lugar que tenha agua doce, pois a adrenalina que ele proporciona e os saltos magnificos ao fisga-lo, sua cor amarela predominante, com tons prateados, não tenho outra coisa a dizer, pois ele é o melhor. A época para ser capturado é de Agosto a Maio, as iscas que costumo usar são: Salsicha, pequenos peixes vivos, minhocoçu inteiro, filés de peixes.

MATRINXÃ
Espécie muito esportiva, seus saltos dão ao pescador enorme satisfação de pesca-la, sua época para pesca é de Novembro a Abril, o alimento preferido destas prateadas são: minhocoçu, salsicha, minhoca, coração, pedaços de sardinha, lambaris vivos, frutas (goiaba, acerola etc.).

PACU
Peixe de forte dentição, ao fisga-lo, costuma tomar muita linha do carretel, bom de briga este redondo, famoso por comer de tudo, mas suas predileções estão nos frutos, caranguejos, insetos, caramujo, figado, salsicha, coração, minhocouçu etc. A melhor época para pesca-lo é no verão.

TUCUNARÉ
Este peixe é uma atração a parte, somos previlegiados por termos está espécie em abundancia no nosso país, até no pantanal tem, por se tratar de um peixe muito esportivo, cobiçado pela maioria dos pescadores, inclusive de outros países, ele não é muito pescado com iscas naturais, mas se optar por elas, use tuviras e lambaris vivos.

Pesque e solte...pratique esta idéia

sábado, 23 de agosto de 2008

É muito bom sentir esta emoção!!!

Podem conferir neste vídeo, a emoção que é pescar o Dourado, no momento em que o peixe mordeu a isca, e saiu puxando a linha, deixei ele dar a famosa corrida e em seguida dei uma fisgada com energia, pois o Dourado possui uma boca dotada de uma poderosa mandibula, só assim a ponta do anzol fisga este maravilhoso predador dos rios e lagos. Astuto e incrivelmente forte, o Dourado é sempre um desafio pra mim, além de contar com algumas técnicas para fisga-lo, é preciso de sorte e paciência. Lembrando sempre que a devolução do peixe é o dever e a satisfação de todo pescador.