terça-feira, 24 de junho de 2008

De espalhafatosa a grande esportividade

Também chamada de "Lobó ou Rubafo", a "TRAÍRA" é o peixe que mais se encontra no Brasil. Habita as Lagoas, Lagos, matas inundadas, córregos, locais de água parada e com muita vegetação aquática. É um peixe solitário, vive se espreitando para surpreender suas presas, tem predileção pelos lugares escuros e bem sombris. Sua característica alimentar é carnívora, porisso ela aprecia, pequenos peixes, sapos, rãs, insetos, pequenos roedores, pedaços de: peixe, carne, figado, pois esse é seu cardápio predileto. Já nas iscas artificiais, uma ótima opção são as iscas de superfície,(as minhas preferidas)pois ao trabalhar a isca de lenta a média velocidade, a explosão do ataque do peixe é de arrepiar, seu salto é meio espalhafatoso, mas é impressionante a voracidade e agressividade desta espécie, no entanto, ao vencê-la, ela prancha pacificamente até o recolhimento final da linha. Cuidados especiais na hora de retirar o anzol ou Garatéia, use sempre o alicate de contenção, pois seu corpo é liso, seus dentes são pontiagudos e muito afiados, uma mordida deste peixe causa dor insuportável, além de um ferimento grave.

PECULARIEDADE

Se usa muito a gíria "Traíra" para se identificar uma pessoa que traiu alguém, tem tudo a ver, pois esta pessoa agiu às escondidas ou ficou na espreita,(como o peixe faz com suas presas)para depois sorrateiramente prejudicar seu amigo ou colega.


Lembre-se do lema do nosso Blog, "A Fotografia, é a melhor maneira de levar o peixe pra casa"


Pesque e Solte...pratique esta idéia

3 comentários:

Anônimo disse...

Hehe!!! Esse é o Léo, além de dar uma aula sobre a TRAÍRA, mostra a foto dele com a danadinha, comenta com riqueza de detalhes todo o processo da pescaria (incrível, deu prá me imaginar pescando e até o movimento que o bichinho faz, tal a riqueza de sua explicação) e ainda de presente ganhei uma aula sobre a associação do nome do peixe às pessoas.
Nota 10, pergunta respondida com maestria, por sinal, sem demagogia, isto é uma peculiaridade sua! Amigo, muito obrigado e meus parabéns! Estou adorando essas novidades, DE VERDADE!
Agora, um novo desafio: Duvido que você tenha uma foto sua com uma TRUTA? rs... Te peguei? (Aliás, TRUTA é de água doce? rs...)
Ah, desculpa o exagero do comentário, mas o mais legal deste blog é o LEMA que você prega e que prá mim é fundamental:
"A Fotografia, é a melhor maneira de levar o peixe pra casa.
Pesque e Solte...pratique esta idéia!"
Os animais são abençoados por Deus e merecem todo o nosso respeito!
Grande abraço LÉO! Valeu MESMO!!!

Léo do ChoraBambu disse...

Vagner, obrigado mais uma vez pelos seus comentários, partindo de você sei que é sincero. Sabe, você tem toda razão, não tenho e nunca pesquei a TRUTA, por se tratar de um peixe de aguas frias, os pesqueiros que as mesmas habitam
ficam em regiões com temperaturas baixas, tipo, CAMPOS DO JORDÃO, CUNHA, BOCAINA, e muitas outras. Mas com certeza um dia terei o prazer de além de pescar este maravilhoso peixe, poder também comentar sobre ele, pelo menos já com a experiência de tela capturado, não é mesmo! Vagner, o nome completo deste peixe é TRUTA ARCO ÍRIS, e é também a mais popular...

Abraço
Léo

Anônimo disse...

Legal Léo! Então vou esperar ansiosamente um dia em ter uma foto sua ao lado de uma TRUTA gigante!!! Até o nome dele é bonito! ARCO IRIS! Amei! Grande abraço e obrigado pelo carinho da consideração! Fica com DEUS!!!!
P.S.: Estou ansioso por um novo post de preferência com outra foto sua ao lado de um peixe famoso e sua história!