domingo, 22 de junho de 2008

A queridinha dos pescadores

Em meados de 1969, eu tinha 16 anos, fui pescar pela primeira vez, convidado por um amigo pouco mais velho que eu, fomos para represa Billings. O equipamento era uma vara de bambu, as iscas, capim, minhoca, milho verde, bichinho de fruta, tripa de galinha, só iscas naturais, alias estas mencionadas, eram as preferidas. Lembro que minha varinha de bambu tinha uns 2 metros de comprimento, a linha era de 0,30mm, o anzol era pequeno, relativo hoje ao nr. 14 maruseigo, e o modelo da bóia era palito. Aprendi a usar capim como isca, minha preferida, pois quando o peixe atacava, carregava a bóia pro fundo, pois dava pra ver ela imbicar até desaparecer, aí era só dar um pequeno mas forte puxão, começava uma batalha que a varinha de bambu chegava a chorar, daí o Jargão CHORABAMBUUUUUUU entrava em ação, estou falando da queridinha dos pescadores a TILÁPIA. Apesar dos felizes resultados daquelas pescarias, hoje em dia a pesca da Tilapia se tornou mais prazerosa, com o avanço de novas técnicas e de novos equipamentos, a pesca deste peixe mudou para melhor. Em geral, as Tilápias podem ser chamadas de peixes manhosos, principalmente se as iscas a serem usadas forem artificiais, mas com o surgimento de iscas tipo miçangas coloridas e varias iscas imitando a ração(Guabi), realmente ficou mais gostoso pescar esta especie. O equipamento que uso numa pescaria desta é bem leve, a vara de 5'6" de 8-12lb para molinete, pois por se tratar de iscas muito leve, é mais confortável o arremesso se a vara for para uso com molinete. A isca com formato e cor da ração que as Tilápias costumam comer, são as mais indicadas, mas experimente outros tipos também, pois isso não é uma regra e sim uma sugestão. Procure usar iscas de tamanho pequeno, pois o resultado com certeza será bem satisfatório. Abaixo segue uma sugestão do material e como se fazer o chicote.


MATERIAL
Se a linha do molinete for 0,25mm, use:

1,50mts de 0,30mm
Anzol maruseigo nr. 16 ou Anzol p/ Robalo nr. 14
1 Bóia de Sinalização nr. 2
1 Snap pequeno nr. 0 ou 1
1 Boia de Arremesso compativel com o casting da vara.
Miçangas de varias cores(pequenas e médias)
Iscas com material feito de cortiça e E.V.A

MONTAGEM
Em uma ponta da linha do Chicote, coloque o Snap, na outra, fixe a bóia de sinalização, antes do Anzol já com a isca. A Bóia de arremesso vai na linha principal, em seguida, pendure por intermédio do Snap, o chicote no girador da Bóia de arremesso. Se for pescar de meia agua, introduza a miçanga de sua preferencia, pelo olhal do anzol, mas se for pescar na superficie, use as iscas de cortiça ou E.V.A que já vem com o anzol fixo. Não esqueça, ao executar o lançamento, procure observar que a bóia de sinalização, se posicione na frente da Bóia de arremesso, pois é ela que te indicara quando o peixe atacar a isca.

Não esqueça, "A melhor maneira de se levar o peixe pra casa, é a Foto"
Pesque e Solte, pratique esta idéia...

3 comentários:

Anônimo disse...

Léo, olha que coisa boa! Estava encantado, lendo este seu outro post e me veio à idéia de que com o tempo, esta coleção de informações podem ser transformadas num livro, já pensou que bacana? Pense nisso!
Aproveitando, gostaria que você (quando puder, por favor, não se apresse...) me desse informações sobre duas curiosidades que tenho. Trata-se de denominações que são usadas para se referir a alguns comportamentos de pessoas relacionadas a peixes. Gostaria de saber porque se chamam algumas pessoas de:
1) TRAÍRA - pessoa traidora
2) TRUTA - pessoa amiga
O que existe de verdade nestas associações com os pobres animaizinhos?
Grande abraço!!!!

Anônimo disse...

Papai, essa é minha preferida.
Quando eu chego perto do lago todas ficam alvoraçadas "chegou a pescadora de TILAPIAS", rs...
Realmente com miçanga é muito legal de pescar, principalmente jogando "guabi" com o estilingue.... muito fácil, é arremessar e trazer...
Beijos

Léo do ChoraBambu disse...

...você já imaginou,estar na beira do lado pescando, e seu amigo do lado lhe pergunta? O Vagner, que peixe você está pescando? Daí você enche o peito e diz: Meu amigo, hoje to com sorte, tá saindo cada "Hoplias Malabaricus" bem grandes!! Já pensou a cara de assustado que seu amigo vai ficar?rs...Então, esse é o nome cintífi-
co da popular "Traíra", brincadeiras a parte, veja no meu proximo Post, vou falar sobre ela, OK!

Obrigado por se interessar por estes assuntos.

Abraço
Léo