sábado, 21 de junho de 2008

Sem nobreza, mas ótima no prato!

Olhos de expressão feroz, boca guarnecida de dentes superafiados, uma mandíbula de força descomunal, tem fama que, de nove entre dez pescadores, detestam pesca-la, ela é vista como uma praga na pescaria, pois costuma destruir literalmente as iscas artificiais, e quem idealiza uma pescaria dos sonhos, e gasta quantias consideráveis para ir atrás dos peixes rotulados como "Nobres", é comum que ao recolher sua linha, depare com espécies que não se enquadram nesta categoria. Estou falando da PIRANHA, eu a considero um adversário de respeito, quem já teve a oportunidade de pescar no Pantanal, sabe disso. Digo mais, as qualidades gustativas desta maravilhosa espécie, são de dar agua na boca, abaixo preparei uma de minhas receitas preferidas, "CALDO DE PIRANHA", dizem que é afrodiziaco, faça e experimente...

CALDO DE PIRANHA

Ingradientes
4 Quilos de Piranha

Tempêro
Sal e Pimenta a gosto
6 Dentes de Alho amassado
1 Cebola grande picada
2 Pacotinhos de Sazon
5 Tomates Picados sem pele e sementes
3 Pimentões verdes sem sementes
3 Pimentões vermelhos sem sementes
5 Colheres de Coentro
5 Colheres de Cebolinha

Modo de Preparar
Colocar o Peixe em uma panela de pressão, com 6(seis) litros de água com sal, e deixe cozinhar por 30(trinta) minutos. Depois de cozido, tire os espinhos e passe para outra vasilha. Misturar a massa com o tempêro e o caldo. Cozinhar por 30 a 40 minutos. Pode ser servido com farinha.

...bom apetite...

3 comentários:

Anônimo disse...

Aê Léo! Legal! Caldo de Piranha... Olha, já sei que esse prato é sua especialidade! A Rozinha sempre fala dele... Espero um dia poder degustá-lo! Uma dúvida... Qual a quantidade de piranhas que devem ser pescadas para se conseguir 4 quilos para fazer o prato? Penso que é um peixe pequeno e talvez precise de muitos desses "peixinhos" para se fazer um bom caldo...rs... Outra dúvida (curioso né?)... A Piranha tem alguma técnica para ser pescada? É realmente um peixe que para mim passa uma sensação de medo! Sei que elas só atacam em bandos (bandos? rs..)... mas tenho uma imagem aterrorizante da Piranha, talvez por ter assistido quando era garoto, ao filme que fez muito sucesso por demonstrar (acho até que de forma exagerada) a crueldade sem limites destes peixes carnívoros! Bom Domingo amigo! Fica com Deus! Obrigado pela dica e ah...puxa, você é ótimo... obrigado pela dica do "EU RECOMENDO" do seu blog... Valeu...

Léo do ChoraBambu disse...

Vagner, o que se conhece, não se teme, já diz o ditado, não é? A piranha possui varias dominações populares, entre elas "peixe diabo"
"peixe tesoura", e é difícil saber qual delas é a mais adequada. O que há de verdade é que os poucos acidentes que de fato acontecem, se dão em condições excepcionais, exemplo, períodos de estiagem, onde as lagoas tiverem sua ligação com o rio interrompida, por falta de alternativas e num esforço de sobrevivência, passam a atacar tudo que estiver ao seu alcance. O perigo maior é o manuseio dela fora d'agua, requer cuidados especiais, pois ela é dotada de duas mandíbulas com uma série de dentes que se articulam perfeitamente sem deixar intervalo. Respondendo a sua pergunta, realmente a Piranha é um peixe de porte pequeno, eu diria que com 5 unidades se consegue 4 quilos. Não precisa de muita técnica para se fisgar este peixe, pois o mesmo adora destruir a isca direcionada a outras espécies.
Vagner, Boa Semana e fique com Deus...
Abraço

Anônimo disse...

Quanta sabedoria! Este é meu mestre! Muito obrigado Léo! A maior surpresa foi com a minha falta de noção... rs... Para mim, precisariam de muito mais piranhas para se conseguir 4 quilos! Só 5! Bom demais!
Fica com Deus também!
Que esta Segundona típica passe logo... aff...
Abração!